03 agosto 2016

Drenagem Linfática

A drenagem linfática,é uma técnica de massagem que trabalha o sistema 
linfático,estimulando-o a trabalhar de forma mais rápida,movimentando a linfa até os gânglios linfáticos.Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e, posteriormente,foi aprimorada, tornando-se popular.
                         .

A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos.É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.
A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos,encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.
Com a drenagem linfática, os líquidos entre os tecidos são devolvidos ao sangue através da circulação linfática.
                                                    Resultado de imagem para drenagem linfa o que é
Os movimentos da drenagem linfática são suaves e precisos, em forma circular e espiralada. Hoje em dia a drenagem linfática pode ser manual ou por aparelhos.
É importante saber que essa técnica é contraindicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.
Cada região do corpo pede movimentos diferentes, sempre terminando em algum gânglio linfático. 
Nas pernas, os movimentos são ascendentes: da perna até a fossa poplítea (parte posterior do joelho), da coxa até a virilha. Na barriga o movimento deve ser feito até a virilha. Já nos braços e tórax, os movimentos vão a caminho das axilas.



                                                      Número de sessões indicadas


Este é um tratamento que deve ser feito de forma frequente para ter resultados. Você mesmo pode aprender os movimentos e fazer a drenagem linfática em si mesmo em casa, todos os dias. Ou, caso você prefira fazer com um profissional, pode ser de uma até três vezes por semana.
A repetição regular é importante porque, quando a pessoa deixa de fazer a drenagem linfática, a retenção de líquidos volta. Em uma semana já é possível sentir novamente os edemas, mas isso varia desde a relação entre peso e altura, até consumo excessivo de sódio e se há ou não ingestão adequada de fibras. 

                

  Profissionais que podem fazer

              

Profissionais que realizam a drenagem são,fisioterapeutas e massoterapeuta.
  Agora que você já tem as dicas,bora testar?
 bjookas
                              bjookas

0 comentários:

Postar um comentário